Encontramos problemas e desafios diariamente em nossas atividades pessoais e profissionais que em alguns momentos não encontramos formas de resolver.

Mas temos algumas ferramentas à disposição para auxiliar e uma delas é saber utilizar a nossa Inteligência Emocional.

A Inteligência Emocional é a capacidade de lidar e identificar os sentimentos e emoções em você e no outro.

Deixamos aqui algumas das características que podem te auxiliar durante sua jornada.

A autoconsciência emocional é saber o que sente e por quê. Assim estará atento aos sinais que seu corpo envia, saberá como os sentimentos ajudam ou prejudicam sua vida, você tem consciência de seus valores e seu propósito.

O autocontrole ou equilíbrio emocional é quando você mantém suas emoções e impulsos sob controle, você se mantém eficaz sob estresse, com a mente limpa e calma.

Positividade também chamada de “mentalidade de crescimento” atualmente, a positividade proporciona ver o lado positivo nas pessoas, em situações e em eventos.  Você espera o melhor das pessoas e de si mesmo e você acredita que o futuro lhe dará melhores opções.

Realização também chamada de “garra”.  Aqui você se esforça para alcançar seus objetivos, não importa quais são as distrações com um padrão de excelência interno é muito alto, você sempre busca maneiras de melhorar.

Adaptabilidade sendo adaptável, você se torna flexível para lidar com mudanças, confortável com incerteza, consegue lidar com múltiplas demandas. Você se ajusta bem aos novos desafios, você se adapta às novas ideias, tem estratégias inovadoras, mantém seu foco no objetivo, mas você encontra novas formas de chegar a ele.

Empatia é preciso empatia para entender como ler e conviver com pessoas que são diferentes.

Existem três tipos de empatia: Empatia Cognitiva, que significa entender como alguém pensa, entender as perspectivas, os modelos mentais que usa, as palavras que usa para rotular sua realidade. A Empatia Emocional, que diz respeito a sintonizar com os sentimentos de outras pessoas. São os centros emocionais do cérebro que sintonizam com os centros emocionais da outra pessoa. Por fim, a Preocupação Empática, relacionada ao círculo de cuidados, quando existe uma preocupação com os outros, buscando o bem-estar da outra pessoa.

Buscar evoluir sua Inteligência Emocional levará você a lugares melhores e essa mudança será percebida pelas pessoas que o cercam.

Até Mais

Luciano Henrique F de Oliveira